Cronograma de Estudos Musicais

Hoje abordaremos algo que é interessante para todos, tanto para professores como para alunos. Vamos elaborar aqui o que é conhecido como cronograma de estudos musicais, para que você evolua cada vez mais e supere o máximo que conseguir sendo um músico cada vez melhor.

Existem duas formas de estudar, a primeira é o formato mais puxado para aquela pessoa que tem disponibilidade de tempo para fazer isso, a segunda é uma forma de adaptação dentro do que a pessoa pode fazer. O que se pede realmente é que a pessoa tenha pelo menos por dia 1 hora de tempo livre para os estudos musicais, isso contando com uma suposta adaptação. Vamos fazer um cronograma de 05 dias semanais, ou seja, os 05 dias úteis já que de final de semana a galera costuma relaxar ou até ensaiar, fazer show, o que já é um estudo bem prático.

Provavelmente 1 hora do dia disponível todos possuem e dentro dessa única hora disponível por dia, totalizando 5 horas por semana, o mais indicado é fazer com que seja estudada a prática do seu instrumento em 3 horas (03 dias) e 2 horas (02 dias) seja priorizado para o estudo teórico, claro que para o estudo teórico o seu instrumento deve ficar em mãos, pois você sempre vai se basear nele. Nesse caso o mais indicado fica:

1 hora por dia:

Segunda-Feira: Prática (1 hora);

Terça-Feira: Teoria (1 hora);

Quarta-Feira: Prática (1 hora);

Quinta-Feira: Teoria (1 hora);

Sexta-Feira: Prática (1 hora).

Percebemos que 2/5 da semana é dedicada a teoria e 3/5 são para o treino prático. Abaixo colocarei o que seria um cronograma correto para o pessoal que pode treinar 2 horas por dia e também 3 horas por dia:

2 horas por dia:

Segunda-Feira: Prática (2 horas);

Terça-Feira: Teoria (1 hora), Prática (1 hora);

Quarta-Feira: Prática (2 horas);

Quinta-Feira: Teoria (1 hora), Prática (1 hora);

Sexta-Feira: Prática (1 hora), Teoria (1 hora).

3 horas por dia:

Segunda-Feira: Prática (2 horas), Teoria (1 hora);

Terça-Feira: Teoria (1 hora), Prática (2 horas);

Quarta-Feira: Prática (2 horas), Teoria (1 hora);

Quinta-Feira: Teoria (1 hora), Prática (2 horas);

Sexta-Feira: Prática (2 horas), Teoria (1 hora).

Quem tiver disponibilidade de 4 horas por dia para mais, coloque o estudo teórico em duas horas por dia e o restante deixe para o estudo prático do seu instrumento, independente se for 5, 6, 7, 8, 9, 10 horas. Se você tem disponível 10 horas para treinar, faça 2 horas de teoria e 8 horas de prática, e assim por diante.

Pode ter certeza que em 03 meses você sentirá a diferença e a evolução que você terá no seu instrumento e na música em um modo geral.

Agora se você trabalha das 8:00 as 17:00, estuda das 19:00 as 23:00, dificilmente terá pique para alguma coisa durante a semana, sendo assim, pegue pelo menos 3 horas no Sábado e 3 horas no Domingo para os estudos, sendo apenas 1 hora de estudo teórico e o restante foque no estudo prático. Se puder pegar também pelo menos 15 minutos por dia somente para o estudo prático mais às 6 horas mínimas para os estudos de finais de semana, já fará uma boa diferença.